Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Políticas públicas e educação do Campus Erechim são abordadas em livro organizado pela UFFS

PET em Debate: Diálogos sobre educação e docência

No final de 2017, foi publicado pela editora Cirkula o livro intitulado "PET em Debate: Diálogos sobre educação e docência", organizado pelo professor Thiago Ingrassia Pereira, integrante do grupo PET Práxis (Licenciaturas) da Universidade Federal da Fronteira Sul de Erechim. Um dos capítulos desse livro é de autoria de servidores e estudantes do IFRS Campus Erechim. As servidoras Cátia Zanchett Battiston, Cristiane Câmara e Keila Cristina da Rosa e os estudantes de Engenharia Mecânica Cassiano Dalberto e Renata Corrêa da Silva desenvolveram o capítulo "Políticas Públicas e Educação: o caso do Pronatec no IFRS Campus Erechim", que trata do levantamento de dados acerca dos impactos e das contribuições dos cursos de Pronatec do Campus.

A participação no livro originou-se do "Círculo de Cultura", atividade realizada pelo Grupo PET Práxis (Licenciaturas) da UFFS de Erechim. Naquela oportunidade, foi debatida e compartilhada com docentes e estudantes a experiência do projeto de extensão "Egressos do Pronatec do IFRS Campus Erechim: Impacto e contribuições do programa na trajetória pessoal e profissional dos estudantes", realizado entre os meses de maio e novembro de 2015 por extensionistas e bolsistas de extensão do IFRS Campus Erechim e também do Pronatec e do Programa Mulheres Mil.

Um pouco sobre o trabalho desenvolvido

Pioneiro na instituição, o estudo teve como escopo a realização do acompanhamento de egressos dos cursos técnicos e da formação inicial e continuada (FIC) do Pronatec do IFRS Campus Erechim, entre os anos 2012 e 2014, no sentido de torná-lo uma ferramenta e uma importante fonte de informações para a autoavaliação continuada do Campus enquanto ofertante de cursos do Pronatec. Além disso, a ideia do trabalho também se volta à contribuição do Programa na formação pessoal e profissional dos estudantes.

O estudo desenvolvido evidenciou a necessidade da prática de acompanhamento de egressos nos cursos do Pronatec. De maneira geral, os cursos foram bem avaliados, o que demonstra a possibilidade de ofertas de novas turmas dos cursos já ofertados, uma vez que a formação técnica e profissional através do Pronatec representou melhoria expressiva para a maioria dos egressos em relação à trajetória profissional pessoal. Os egressos apresentaram, após a conclusão do curso, evidências de melhoria da autoestima, principalmente quanto ao desejo de elevar a escolaridade, o que contribui não apenas para formar trabalhadores mais preparados para o mercado de trabalho, mas também para formar cidadãos mais comprometidos, mais conscientes acerca de suas capacidades e mais preparados para a vida em sociedade.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Erechim

Rua Domingos Zanella, 104 | Bairro Três Vendas | CEP: 99713-028 | Erechim/RS

E-mail: comunicacao@erechim.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@erechim.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3321-7500 | Fax: (54) 3321-7525